segunda-feira, 29 de abril de 2013

Onion Rings


Ingredientes

  • 1 e 1/2 quilo(s) de cebola média
  • 2 xícara(s) de chá de farinha de trigo
  • 1 colher(es) de sopa de salsinha desidratada
  • 1 colher(es) de chá de sal e pimenta-do-reino
  • 3 colher(es) de sopa de amido de milho
  • Água quanto baste
  • 3 xícara(s) de chá de farinha de rosca para empanar
  • Óleo para fritar

Modo de preparo

Corte as cebolas ao meio, separe as camadas e reserve. Para anéis mais finos, fatie as cebolas em rodelas mas estreitas. Reserve. Em um recipiente, misture a farinha de trigo, a salsinha desidratada, o sal, a pimenta e o amido de milho.
Adicione a água aos poucos até obter um creme consistente. Com a ajuda de um garfo, passe os anéis de cebola no creme, escorra o excesso e cubra totalmente com a farinha de rosca. Frite em óleo quente até que doure

Receita do bar Pepper Jack

Torta de Frango


Ingredientes

Massa

  • 1/2 xícara(s) de chá de manteiga sem sal picada gelada
  • 2 e 1/2 xícara(s) de chá de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • Água gelada até dar o ponto

  • Recheio
  • 1 colher(es) de sopa de manteiga
  • 1/2 cebola picada em cubos
  • 2 peitos inteiros de frango cozidos e desfiados
  • 1 xícara(s) de chá de tomate pelado em cubos
  • 3 colher(es) de sopa de farinha de trigo
  • Sal e pimenta a gosto
  • 3/4 xícara(s) de chá de leite integral

  • Montagem
  • 1 pote de cream cheese (150g)
  • 1 gema
  • 2 colher(es) de sopa de água
  • 1 pitada de açúcar

  • Modo de preparo

Massa

Esfarele com os dedos a manteiga dentro de uma tigela com farinha com o sal. Quando virar uma farofa, coloque a água aos poucos até formar uma massa homogênea.
Envolva a massa com plástico filme e deixe em geladeira por, pelo menos, uma hora antes de montar a torta. Pode ser conservada em geladeira por até uma semana. Congelada, ela dura até três meses.
Recheio
Coloque a manteiga na panela e refogue a cebola. Junte o frango desfiado, o tomate e mexa até unir bem o tempero à carne.
Coloque a farinha, o sal e a pimenta e despeje todo o leite de uma vez só. Mexa de dois a três minutos. Tire do fogo e reserve até esfriar.
Montagem
Forre a assadeira, incluindo os lados, com um pouco da massa (pouco mais que a metade) e deixe na geladeira por 10 minutos.
Separe metade do cream cheese e cubra a base da torta com uma camada. Coloque o recheio de frango quase até ultrapassar a borda. Pegue o restante do cream cheese e faça mais uma camada.
Abra o restante da massa (use filme plástico para evitar que a massa grude no rolo) e corte em tiras de tamanhos iguais. Coloque as tiras da massa sobre a torta fazendo uma treliça para conseguir um visual bonito. Ou simplesmente cubra a torta com a massa aberta, sem tiras.
Bata a gema com água e uma pitada de açúcar e pincele sobre a torta para dar brilho e cor. Pré-aqueça o forno por 15 minutos a 275°C e leve para assar por aproximadamente 30 minutos a 320°C ou até dourar.

Receita da chef Juliana Abel, do Torta no Quintal

sábado, 27 de abril de 2013

Camarão à provençal

Ingredientes

Arroz
1 xícara (chá) de arroz branco (tipo agulha)
40 g cebola picada
40 g de alho picado
50 g de azeite de oliva
Água o suficiente para cozinhar o arroz
Sal a gosto

Camarão
6 camarões limpos e descascados
Água o suficiente para cobrir os camarões
200 g de farinha de trigo
20 g de pimenta-do-reino
20 g de noz-moscada
20 g de alho
20 g de salsa
20 g de alecrim
50 g de manteiga
Sal a gosto

Azeite de oliva a gosto

Modo de preparo

Arroz
Refogue o arroz em azeite com alho e cebola picados. Tempere com sal e cozinhe até atingir o ponto. Reserve.
Camarão
Em uma panela com água, cozinhe os camarões rapidamente, escorra-os e passe-os na farinha de trigo. Em uma frigideira coloque a manteiga, os camarões, o sal e por último acrescente a pimenta-do-reino, a noz-moscada, o alho, a salsa e o alecrim. Frite os camarões atentando-se para o tempo de cocção, ele deve ficar rosado e formar uma crosta de ervas, dourada.
Tire os camarões da frigideira e coloque o arroz nela, misturando com a manteiga e as ervas  da fritura. Coloque o arroz em um prato, os camarões ao lado e regue com o azeite. Servir na sequência para que o camarão não perca o ponto.


Receita da chef Aline Valluis


Costelinha de porco frita ao modo Thai

Ingredientes

Marinada e molho
1 xícara de molho de ostra
1 xícara de shoyu light
1/2 xícara de molho de peixe
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de água

Costelinha
4 cortes de costelinha de porco com 3 costelas cada um
8 raízes de coentro
6 colheres (sopa) de alho picado
2 colheres (sopa) de pimenta do reino fresca e moída grossa
2 colheres (sopa) de rum envelhecido ou cachaça envelhecida
1 litro de óleo de soja

Montagem
4 colheres (sopa) de alho frito
Cubos de manga, folhas de coentro e manjericão a gosto


Modo de preparo

Marinada e molho
Mescle todos os ingredientes e reserve. 
Costelinha
Em uma pilão, macere o alho, as raízes de coentro e a pimenta preta ao mesmo tempo. Agregue o resultado da maceração à marinada, junto com as costelinhas, e deixe marinar no mínimo trinta minutos. Retire as costelinhas, coloque em uma bandeja, cubra com papel alumínio e asse em forno a 180 °C, por uma hora aproximadamente ou até que estejam no ponto desejado. Tire do forno e deixe esfriar. Na hora de servir, frite as costelinhas até que fiquem douradas e crocantes por fora. 
Marinada e molho
Coloque o resultado da marinada em uma panela e aqueça. Verifique o tempero e caso o molho fique grosso, dilua com um pouco de água.
Montagem
Agregue o molho às costelinhas fritas, misturando bem. Sirva com o alho frito, folhas de coentro e de manjericão. 3 Caso queira, alguns cubos de manga pode servir de acompanhamento.


Receita do chef Dolf

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Bife à Oswaldo Aranha

Ingredientes

1 bife de alcatra de 250 g
60 g de cebola picada
15 ml de óleo extravirgem de oliva
60 g de arroz agulhinha
150 ml de caldo de legumes
1 folha de louro
80 g de farinha de mandioca grossa
15 g de manteiga
100 g de batatas(tipo bolinha) descascadas e cortadas em rodelas finas
200 ml de óleo de canola
5 g de salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Brotos de salsinha

Modo de Preparo

Em uma panela, refogue a cebola no óleo de oliva. Adicione o arroz e mexa até os grãos ficarem soltos e secos. Acrescente o caldo de legumes quente, a folha de louro e tempere com sal. Quando o caldo ferver, abaixe o fogo e tampe a panela. Cozinhe o arroz por cerca de 15 a 20 minutos, em fogo baixo, até que fique macio, mas ainda ao dente.
Em uma frigideira, puxe a farinha de mandioca na manteiga derretida, até ficar dourada. Tempere-a com sal a gosto. Coloque as rodelas de batata em água fria, depois escorra-as.
Frite as batatas no óleo de canola quente, até dourarem. Seque-as em papel toalha e polvilhe-as ligeiramente com sal. Tempere o bife de alcatra com sal, pimenta e grelhe-o em uma frigideira, deixando-o bem suculento, ao ponto para malpassado.
Retire o bife e puxe rapidamente o arroz no suco que ficou na frigideira. No final, polvilhe-o com a salsinha. Sirva o bife imediatamente, com o arroz, a farofa, as batatas portuguesas e os brotos de salsinha da decoração.

Por Bel Coelho ( Revista Gosto)

St. Louis Bacon & Onion cheeseburger

Ingredientes

400 g de contrafilé bovino com a capa de gordura
400 g de patinho
200 g de queijo tipo gruyère em fatias
1 colher (sopa) de manteiga derretida
4 pães para hambúrguer
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

8 fatias de bacon douradas em frigideira e escorridas
Cebolas crocantes *
Folhas de rúcula a gosto
Mostarda a gosto
Ketchup a gosto


Modo de Preparo

Cebolas *
Aqueça em fogo baixo, por 3 minutos, 500 ml de óleo de girassol; junte 2 cebolas médias picadas em cubos de 1 cm e mantenha em fogo baixo, mexendo regularmente, por cerca de 20 minutos. Se as cebolas começarem a dourar muito rápido, não ficarão crocantes. Escorra em papel absorvente, salpique com um pouco de sal e espere esfriar.
Cheeseburger
Corte as carnes em cubos grandes, coloque em uma tigela, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 2 horas. Moa os cubos de carne, alternando pedaços com e sem gordura, passando uma vez só pelo moedor de carne.
Divida a carne em 4 partes e molde os hambúrgueres com aproximadamente 10 cm de diâmetro. Coloque em uma travessa, cubra novamente com filme plástico e leve à geladeira por mais 2 horas, ou ao freezer por 15 minutos. Aqueça bem a grelha, ou chapa, ou ainda uma churrasqueira. Disponha os hambúrgueres e tempere.
Dependendo da temperatura do equipamento, grelhe os hambúrgueres por cerca de 6 a 8 minutos, vire e tempere novamente com sal e pimenta. Grelhe por mais 6 minutos e distribua as fatias de queijo sobre as carnes. Para quem gosta do queijo bem derretido, cubra cada hambúrguer com um abafador especial para hambúrgueres. Corte os pães ao meio, pincele a parte interna de cada um deles com um pouco de manteiga e leve à grelha ou chapa para tostar levemente.
Sobre o fundo de cada um dos pães, distribua as folhas de rúcula, sobre elas os cheesebúrguer, as fatias de bacon e as cebolas crocantes. Coloque a tampa e sirva acompanhado de mostarda e ketchup.

Por Luiz Cintra (Revista Gosto)

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Panna cotta de caramelo

Ingredientes panna cotta
250 gramas de açúcar
450 gramas de creme de leite
220 ml de leite
30 ml de rum
2 favas de baunilha
6 folhas de gelatina
400 gramas de creme de leite batido em ponto mole
Ingredientes caramelo
200 gramas de açúcar
100 ml de água
10 ml de vinagre branco
Modo de preparo
Panna cotta
Em uma panela em fogo médio, colocar o açúcar, o leite, o rum e a fava de baunilha e mexer até ferver. Hidratar a gelatina em água fria e misturar com a base da panna cotta assim que retirar do fogo. Misturar o creme de leite a base.  Deixar resfriar.
Caramelo: Levar o açúcar e o vinagre e levar ao fogo médio até caramelizar, mexendo sempre. Juntar 100 ml de água, mexer até dissolver o caramelo e deixar resfriar. Em uma taça, 2/3 de panna cotta e 1/3 de caramelo- delicadamente para não misturar os dois ingredientes- e levar para geladeira por 8h.
Fonte: Gastrolândia

terça-feira, 23 de abril de 2013

Lanche de Forno


Ingredientes

2 cebolas raladas
óleo para refogar a cebola
3 tomates sem a pele picados
salsinha picada a gosto
300 g de presunto picado em cubinhos (ou peito de frango desfiado já temperado)
1 copo de requeijão (240 g)
250 g de maionese (tradicional)
3⁄4 de xícara (chá) de leite
salsinha picada para perfumar a maionese
1 pacote de pão de forma para sanduíche com as bordas cortadas (cerca de 20 fatias)
250 g de queijo mussarela picado em cubinhos
3 ovos cozidos picados

Modo de preparo

Em uma panela, coloque um pouco de óleo e refogue a cebola.
Em seguida, adicione o tomate, um pouco de salsinha, o presunto ou frango e refogue por mais cinco minutos.
Desligue o fogo e adicione o requeijão. Ao incorporar bem, reserve.
Coloque a maionese em uma vasilha e vá acrescentando o leite aos poucos e mexendo sempre até ficar bem dissolvido. Acrescente salsinha e reserve.
Unte uma assadeira média ou 5 panelinhas refratárias (para porções individuais) com manteiga ou margarina e disponha uma camada de pães, preenchendo bem os espaços.
Em seguida, coloque os molhos em camadas: primeiro espalhe bem o de maionese, para umedecer os pão; em seguida, o molho de presunto ou frango, seguido pelos ovos cozidos picados e pelo queijo picado.
Repita a operação mais duas vezes e termine com uma camada de pão, um pouco do molho de maionese e o restante dos ovos picados e do queijo por cima.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos ou até quando o queijo estiver começando a dourar.
Corte somente quando estiver morno, pois quando quente, ao cortar, as fatias se desmancharão.
Em cada fatia coloque uma azeitona, pimentas-biquinho, uma rodela de ovo ou duas fatias de pepino para dar um toque especial.


Fonte
Hotel Petit Casa da Montanha - Gramado, Rio Grande do Sul

sábado, 20 de abril de 2013

Pastel de Manga e Coco


Ingredientes

  • 2 xícara(s) de chá de mangas cortadas em cubos pequenos
  • 1/2 xícara(s) de chá de coco fresco ralado
  • 2 1/2 xícara(s) de chá de leite
  • 1/2 xícara(s) de chá de açúcar
  • 5 gemas
  • 1 colher(es) de sopa rasa de farinha de trigo
  • 1 1/2 colher(es) de sopa de amido de milho
  • 1 colher(es) de sopa de manteiga
  • 1 colher(es) de sopa de essência de baunilha
  • casca de 1/2 laranja cortada em tiras (só a casca, sem a parte branca)
  • 1 colher(es) de sopa de raspas de limão
  • 4 colher(es) de sopa de açúcar de confeiteiro
  • um rolo de massa pronta para pastel

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o leite, a manteiga, a casca da laranja e metade do açúcar para ferver em fogo baixo. Acrescente as raspas de limão e a baunilha.
Em uma tigela, bata as gemas e o restante do açúcar até formar um creme fofo. Acrescente o amido de milho e a farinha de trigo e misture bem.
Retire a panela com o leite do fogo e, com a ajuda de uma peneira, junte-a à mistura de gemas. Volte a panela para o fogo e cozinhe por dez minutos, em fogo médio, sempre mexendo. Quando o creme ficar espesso, desligue o fogo e deixe esfriar.
Recheie o pastel com o creme, a manga e o coco. Feche o pastel com o auxílio de uma carretilha ou ponta de garfo e frite em óleo quente. Depois de frito, salpique o açúcar de confeiteiro sobre o pastel e sirva.

Receita do chef Sandro Aires - da pastelaria A Pastella

Azeitona Recheada

Ingredientes

1/2 cebola média finamente picada 
80 ml de óleo extravirgem de oliva 
300 g de linguiça toscana sem a pele, em pedaços 
50 g de azeitonas verdes italianas, sem caroço 
2 ovos inteiros 
200 g de farinha de rosca 
Abundante óleo virgem de oliva (ou de soja) para a fritura 
Sal fino e pimenta-do-reino preta moída na hora a gosto


Modo de Preparo

Em uma panela, sue lentamente a cebola no óleo extravirgem previamente aquecido, em seguida junte a linguiça e deixe-a dourar levemente. Triture muito bem a linguiça no processador.
Recheie as azeitonas verdes com a linguiça triturada, preenchendo-as completamente.
Bata os ovos com um garfo e tempere-os com sal e pimenta-do-reino. Passe as azeitonas recheadas nos ovos batidos.
Na sequência, passe as azeitonas na farinha de rosca, deixando-as totalmente empanadas.
Reserve as azeitonas em um prato, até o momento de fritá-las.
Em uma panela média e funda, aqueça o óleo virgem de oliva (ou o de soja) e vá colocando e fritando as azeitonas aos poucos, até dourarem. Retire-as e escorra-as em papel absorvente.
Sirva as azeitonas quentes.

Fonte: Revista Gosto

Mar e Terra

Ingredientes

1 polvo fresco, limpo, de aproximadamente 2 kg
1 cenoura grande em pedaços
1 cebola grande espetada com 3 cravos
1 maço de salsinha
100 ml de vinho tinto
3 folhas de louro
2 dentes de alho picados (finalização)
75 ml de óleo de oliva (finalização)
Flor de sal (finalização)
Óleo de oliva para regar (finalização)
6 linguicinhas
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo
Óleo de oliva para temperar
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Salsinha bem picada


Modo de Preparo

Em uma panela, cubra o polvo com água, junte a cenoura, a cebola, o maço de salsinha, o vinho tinto e as folhas de louro. Cozinhe por cerca de 1 hora e meia ou até que o polvo fique macio.
Escorra e reserve os tentáculos para a finalização.
Em uma assadeira forrada com papel-alumínio, leve os pimentões ao forno médio (180°C) por cerca de 15 minutos, virando-os de vez em quando. Retire do forno, abra ao meio e descarte as sementes e as partes esbranquiçadas dos pimentões.
Corte-os em tirinhas e tempere-os com óleo de oliva.
Grelhe as linguicinhas.
Grelhe os tentáculos de polvo no óleo de oliva, com o alho. Corte-os em pedaços pequenos.
Distribua o polvo no centro dos pratos, regue com um fio de óleo de oliva e salpique a flor de sal. Ao lado, disponha as tirinhas de pimentão e as linguicinhas grelhadas.Distribua o polvo no centro dos pratos, regue com um fio de óleo de oliva e salpique a flor de sal. Ao lado, disponha as tirinhas de pimentão e as linguicinhas grelhadas.
Decore o prato com a salsinha picada e sirva.


Por Charlô Whately

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Frango na Travessa com Batatas Esmagadas, Creme de Espinafre e Refresco de Morango

Ingredientes

Batatas

  • Alguns ramos de alecrim
  • 2 folhas de louro
  • 6 dentes de alho
  • 700 grama(s) de batata pequenas ou novas

  • Espinafre
  • 1 maço de cebolinha verde
  • 3 dentes de alho
  • Alguns ramos de tomilho fresco
  • 1 noz-moscada, para ralar
  • 1 bolota grande manteiga
  • 400 grama(s) de espinafre pré-lavado
  • 100 mililitro (ml) de creme de leite
  • 25 grama(s) de queijo parmesão

  • Frango
  • Orégano seco a gosto
  • Sal marinho e pimenta-do-reino a gosto
  • Páprica doce a gosto
  • Azeite de oliva extravirgem
  • Azeite de oliva
  • 1 bolota de manteiga
  • 4 filés de frango sem pele (180 g cada)
  • 4 fatias de bacon
  • 1 limão
  • 2 ramos de alecrim
  • 300 grama(s) de tomate-cereja em rama
  • Refresco
  • 400 grama(s) de morango
  • Cubos de gelo
  • Alguns raminhos de hortelã
  • 1/2 limão
  • Açúcar a gosto

Modo de preparo

Pré-preparo

Separe todos os ingredientes e utensílios que irá usar. Encha a chaleira de água e leve para ferver. Coloque uma panela média em fogo médio, uma frigideira grande em fogo brando e uma panela grande e rasa em fogo médio. Esquente o grill no máximo.
Batatas
Lave as batatas, corte ao meio no sentido do comprimento (ou deixe inteiras se forem novas) e coloque na panela média com uma pitada de sal. Cubra com a água fervente, tampe e deixe cozinhar por 12 a 14 minutos, ou até ficarem macias.
Verifique se as batatas estão bem cozidas, escorra e deixe descansar por dois minutos. Coloque na frigideira vazia algumas esguichadas de azeite, as folhas de alecrim e de louro. Distribua as batatas sobre as ervas em uma só camada, regue com mais azeite e polvilhe sal.
Coloque por cima seis dentes de alho com casca levemente esmagados e aumente o fogo para alto. Pegue uma tampa chata de panela de tamanho menor e aperte as batatas com toda a força, até estourarem (use um garfo, se preferir). Deixe dourar por três minutos, mexa e esmague-as novamente..
Fique de olho, esmagando e virando as batatas até ficarem bem douradas. Verifique e esmague de novo.Quando estiverem coradas, desligue e reserve.
Espinafre
Limpe e pique finamente a cebolinha verde. Coloque na panela grande e rasa com uma esguichada de azeite. Esmague por cima três dentes de alho com casca e adicione um pouco de água fervente.
Acrescente as folhinhas de tomilho, rale 1/4 da noz-moscada e junte a bolota grande de manteiga. Mexa bem e deixe refogar por três minutos, mexendo de vez em quando.
Coloque o espinafre na panela da cebolinha e espere murchar. Talvez seja preciso trabalhar em lotes, porque é muito volumoso, mas ele murcha rapidamente. Fique mexendo, para não grudar.
Mexa para ajudar a murchar. Acrescente o creme de leite. Diminua bem o fogo. Rale o parmesão por cima e misture. Reserve.
Frango
Coloque a frigideira em fogo alto. à parte, pegue uma folha de papel-manteiga e polvilhe sobre ela uma boa pitada de orégano seco, sal, pimenta e páprica, depois junte um fio de azeite.
Leve o azeite à frigideira e depois junte a manteiga. Estenda os filés de frango sobre o papel e role sobre os condimentos, para temperar. Leve à frigideira quente e frite por cinco minutos ou até ficarem dourados dos dois lados. Enquanto fritam, descarte o papel e lave as mãos.
Pegue uma travessa refratária bonita, corte o limão em quartos e jogue na travessa. Acrescente os tomates, o frango e o líquido da frigideira. Use um pegador para arrumar tudo direitinho e coloque as fatias de bacon sobre os filés.
Leve a frigideira novamente ao fogo médio, adicione os dois ramos de alecrim e esfregue-os para ficarem úmidos. Passe-os para a travessa e coloque sob o grill ou no forno por 14 minutos, no mínimo.
Refresco
Tire o cabinho dos morangos e coloque-os no liquidificador com alguns cubos de gelo, folhas de hortelã e o suco de limão.
Adicione água para cobrir e bata. Enquanto isso, encha uma jarra grande com gelo. Prove e adoce, se necessário. Passe para a jarra e mexa com uma colher de pau. Leve à mesa.
Para servir
Tire a travessa com o frango do grill ou forno. Verifique se está bem cozido e leve diretamente à mesa, junto com a panela de espinafre. Passe as batatas para uma travessa, leve à mesa e devore!

Receita do chef Jamie Oliver

terça-feira, 16 de abril de 2013

Bolo Brigadeiro

Ingredientes

Massa
150 gramas de manteiga
90 gramas farinha de trigo
270 gramas farinha de trigo
12 gramas bicarbonato de sódio
6 gramas fermento em pó
1 pitada de sal
340 gramas de açúcar
100 gramas cacau em pó
450 ml leite integral
5 ovos
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
Papel manteiga

Calda
200ml água
200ml açúcar
15ml licor de cacau

Recheio de Brigadeiro
2 latas de leite condensado
1 lata de creme de leite
120 gramas cacau em pó
40 gramas manteiga


Modo de Preparo

Massa
Bater a manteiga com 90 gramas farinha de trigo, até ficar cremoso. Adicionar os ovos um a um e bater até incorporar. Intercalar todos os outros ingredientes secos peneirados e o leite- continuar batendo. Adicionar a baunilha. Bater bem. Despejar sobre assadeira forrada com papel manteiga – esta quantidade dá pra uma forma retangular de 40X60cm. Levar ao forno pré aquecido à 180 graus por aproximadamente 30 minutos.
Calda
Ferva a água e o açúcar. Retire do fogo e acrescente o licor de cacau. Reserve para umedecer a massa.
Recheio de Brigadeiro
2 latas de leite condensado
1 lata de creme de leite
120 gramas cacau em pó
40 gramas manteiga

Montagem
250 gramas granulado de chocolate
1 pincel
Divida a massa assada em 4 partes, umedeça com a calda com um pincel. Deixe reservado uma quantidade de recheio para finalizar o bolo. Monte o bolo alternando uma camada com massa e outra com recheio, finalizando com a massa por cima.Finalize com o recheio reservado, colocando-o sobre as laterais e por cima da massa, se sobrar faça bolinhas. Passe o granulado de chocolate em todo o bolo.



Receita de Amanda Lopes

Kafta ao forno

Ingredientes

Kafta
1kg de capa de filet moida
1 pão frances
3 batatas grandes
1 cebola média ralada
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de café de cominho em pó
½ colher de cafá de pimenta do reino
¾ de xícara de salsa picada
óleo para a fritura


Molho
10 tomates maduro
1 cebola pequena cortada em rodelas
1 dente de alho socado com um pouco de sal

2 colheres de sopa de salsa picada
sal


Modo de Preparo

Kafta
Umedecer o pão com água até desmanchar. Colocá-lo, em uma vasilha, e juntar a carne, a cebola ralada, o alho, a canela, o cominho, a pimenta do reino, a salsa e o sal. Misturar bem e deixar por 5 minutos. Untar, com um pouco de óleo, uma travessa refratária e espalhar, uniformemente, a carne. Levar ao forno, pré aquecido (180ºC), por aproximadamente 20 minutos. Enquanto isso, descascar e cortar as batatas em rodelas de cerca de ½ cm de espessura. Deixar de molho em água com sal. Retirar, secar uma a uma, e fritar levemente em óleo bem quente. Deixar escorrer em papel absorvente.
Molho
Escaldar os tomates em água fervente, retirar-lhes a casca e as sementes ( passar as sementes em uma peneira para aproveitar o suco).
Picar os tomates em pequenos cubos e refogar levemente com a cebola, o alho e o óleo. Juntar a salsa e desligar.

Após assar a carne, retirar a travessa do forno ( a carne encolhe um pouco). Arrumar as batatas sobre a kafta, deixando-as um pouco superpostas, e espalhar o molho por cima. Levar ao forno por mais 15 minutos. Retirar e salpicar com a salsa picada. Servir quente acompanhado de arroz com macarrão cabelo de anjo (aletria)

Fonte: Gastrolândia

Berinjela recheada com provolone

Ingredientes

2 berinjelas grandes
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de vinagre
300g de queijo provolone fatiado
3 ovos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
Óleo para fritar

Modo de Preparo

Descasque as berinjelas e corte 4 fatias grossas. Divida essas fatias ao meio sem deixar que despredam. Coloque em uma vasilha com o sal e o vinagre, cubra com água e deixe por 15 minutos. Escorra e coloque 2 fatias de provolone dentro das berinjelas. Prenda as pontas com palitos de dente e reserve. Em uma vasilha, bata os ovos e tempere com sal a gosto. Passe as berinjelas na farinha de trigo, no ovo batido e na farinha de rosca. Frite no óleo até dourar. Escorra em papel absorvente e sirva.


Fonte: Papo feminino

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Bolinho Sputinik Mix

Ingredientes

Massa
  • 1 mandioca média
  • 2 colher(es) de sopa de manteiga
  • 2 colher(es) de sopa bem cheias de catupiry

  • Recheio
  • 50 grama(s) de linguiça fresca
  • Suco de meio limão
  • 2 colher(es) de sopa cebola picada
  • 1 colher(es) de sobremesa de manteiga
  • 2 gotas de molho de pimenta vermelha
  • 2 gotas de molho inglês
  • Salsinha a gosto
  • 100 grama(s) de queijo muçarela em cubos
  • 1 ovo
  • 1 xícara(s) de chá de macarrão cabelo de anjo
  • Óleo para fritar

Modo de preparo


Massa
Cozinhe a mandioca na panela de pressão, por 17 minutos em fogo médio. Deixe esfriar e amasse. Misture com a manteiga e o catupiry. Espere descansar por 15 minutos. Reserve.

Recheio
Comece pelo recheio de linguiça. Cozinhe a linguiça em um pouco de água e o suco de limão por cerca de 20 minutos até secar o caldo e ficar macia.
Pique a lingüiça e junte a cebola, a manteiga, o molho de pimenta, o molho inglês e a salsinha. Misture bem para incorporar todos os temperos.
Então pegue a massa de mandioca, abra na palma da mão direita e com a esquerda coloque o recheio, feche formando uma bolinha (muito cuidado para não deixar falhas na massa). Reserve. para o recheio de queijo abra a massa com o mesmo procedimento do bolinho de linguiça. Coloque um cubo de muçarela por bolinho. Feche e reserve.
Passe todos os bolinho no ovo batido, em seguida, no cabelinho de anjo. Frite rapidamente no óleo quente até dourar. Sirva quente.

Receita do bar Pé Pra Fora