sábado, 29 de maio de 2010

Penne com tomate cereja e mini cebolas


Ingredientes:

1/2 quilo de massa tipo pene.Água (o suficiente) Sal grosso a gosto 03 colheres (sopa) de azeite de oliva 01 cebola média picada 02 xícaras (chá) de polpa de tomate 01 xícara (chá) de tomate cereja cortado ao meio 10 minicebolas 01 xícara (chá) de queijo tipo mussarela de búfala picada 1/2 xícara (chá) de salsinha picada Sal a gosto 1/2 xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado grosso


Modo de preparo:

Cozinhe o macarrão na água fervente com sal até que fique "al dente". Enquanto isso, aqueça o azeite em uma panela e refogue a cebola. Acrescente a polpa de tomate, o tomate cereja, as minicebolas, misture e deixe apurar por cerca de 15 minutos no fogo médio. Em seguida, acrescente o queijo tipo mussarela, a salsinha, o sal e deixe no fogo por mais cinco minutos. Escorra a água da massa, despeje o molho e salpique o queijo tipo parmesão.

Casquinha de siri ( sardinha )


Ingredientes:
01 lata de sardinha em óleo
01 dente de alho
01 tomate sem pele e sem sementes
1/2 cebola média
1/2 repolho pequeno
Sal a gosto
01 xícara (chá) de leite de coco
03 colheres (sopa) de azeite de dendê
Queijo tipo parmesão ralado a gosto
Azeite de oliva para untar o refratário (ou as casquinhas)


Modo de preparo: Bata no liquidificador a sardinha, o alho, o tomate, a cebola e o repolho. Em uma panela, aqueça o azeite de dendê, despeje a mistura do liquidificador, o sal e refogue por dez minutos no fogo médio. Coloque o refogado em um refratário untado(ou nas casquinhas), cubra com o queijo e leve ao forno médio (180º C) preaquecido por cerca de 15 minutos. Rendimento: quatro porções


quarta-feira, 26 de maio de 2010

Chocolate quente com nutella


Ingredientes:
50 ml de creme de leite fresco ou em lata
70 g de chocolate meio amargo
2 colher (sopa) de nutella
150 ml de leite

Modo de Preparo:

Aqueça o creme de leite, adicione o chocolate meio amargo até formar um creme homogêneo. Reserve. Ferva o leite, retire do fogo e acrescente o creme de chocolate. Adicione a nutella e mexa bem. Sugestão: servir com canela.

Salada de frutas com granola e caldo de cana


Ingredientes:

1 maçã média
1 laranja-pêra média
1 xícara (chá) de abacaxi
1/2 xícara (chá) de melão
1 kiwi médio
1/2 xícara (chá) de mamão
1 banana-prata
1/2 xícara (chá) de uvas rubi partidas ao meio
1/2 xícara (chá) de granola
2 caixinhas de caldo de cana Kero-Cana (200 ml)

Modo de Preparo:
Coloque as caixinhas de caldo de cana no congelador e deixe por 20 minutos. Enquanto isso, lave, descasque e pique em cubos médios as frutas e disponha-as em saladeiras individuais. Retire o caldo de cana do congelador, regue a salada e salpique a granola. Sirva em seguida.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Bisteca Com Cachaça


Ingredientes

2 kg de bisteca de porco
2 xícara (chá) de cachaça
1 xícara (chá ) de vinho branco seco
1 cebola picada
4 dentes de alho picado
8 fatias de bacon
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1/2 xícara (chá) de água
1 tablete de cardo de carne
1 colher (chá) de tomilho
1 colher (sopa) de açucar mascavo.


Modo de preparo

Tempere a bisteca com metade da cachaça, o vinho branco, a cebola e o alho. Em outra tigela, coloque o bacon de molho no restante da cachaça. Deixe a bisteca e o bacon marinando de um dia para o outro. Coloque metade do azeite em uma assadeira, disponha as bistecas e cubra com as fatias de bacon. Despeje o caldinho que sobrou da marinada, o restante do azeite, o caldo de carne dissolvido na água, o tomilho e polvilhe o açúcar mascavo. Leve para assar no forno médio (180 ºC) preaquecido por cerca de 30 minutos.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Pudim de café


Ingredientes

2 xícaras (chá) de açúcar cristal
2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de leite condensado
2 xícaras (chá) de café forte
3 colheres (sopa) de café solúvel em pó
6 ovos

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o açúcar até obter um caramelo. Despeje-o em toda a forma e reserve. Bata no liquidificador o leite, o leite condensado, o café forte, o café solúvel em pó e os ovos até que fique homogêneo. Despeje na forma e leve para assar em banho-maria em forno a 180° C por cerca de 40 minutos. Desenforme o pudim assim que esfriar.

Nesta segunda (24) comemora-se o Dia Nacional do Café


No dia 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café. Muita gente aprecia um bom cafezinho, seja ele coado, expresso ou instantâneo. Pode ser de manhã, depois do almoço ou à tarde, simplesmente para fazer um break no trabalho.
Pensando nesse dia especial, consultamos a barista e mestre de torra Isabela Raposeiras, que deu algumas dicas para preparar café em casa. Tome nota:

1 -
Preste atenção no rótulo. Se há o nome da fazenda, é sinal de que se trata de um café de alta qualidade.

2 -
Moa os grãos na hora. As substâncias responsáveis pelos melhores aromas e sabores de café oxidam 20 minutos após a moagem.

3 -
Use água mineral, pois ela não contém cloro, que destrói os óleos essenciais do café. Á água da torneira, mesmo que fervida, mantém altos teores de cloro. Os filtros que usam carvão ativado também são legais.

4 - Se você mora em um local no nível do mar, melhor não ferver a água. Se está acima dele, ou seja, em cidades como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, cidades de serra etc, pode ferver a água, pois a temperatura de fervura é inferior a 100° C. A água não pode entrar em ebulição, pois ela perde o oxigênio que reage com os óleos essenciais do café. Deixe apenas entrar em fervura e apague o fogo.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Eisbein com Batata (Joelho de porco)


Ingredientes:

800 g joelho de porco
Cravo, alecrim, cebola, alho e coentro à gosto
1 kg batata
3 colher(es) de sopa maionese


Modo de preparo:



Cozinhar o joelho de porco em água com bastante tempero. Na panela cerca de 30 minutos ou em panela normal pôr cerca de 1 hora, ou até que esteja bem cozido. Depois de cozido fritar em óleo bem quente ou assar para ficar com cor dourada.
Cozinhar a batata, picá-la e temperá-la com maionese. Servir como acompanhamento.

Caldo Verde


Ingredientes:


1 maço de couve manteiga
1kg de batata
2 gomos de paio ou chouriço
Sal
Azeite


Modo de preparo
Ponha água para ferver em uma panela grande, salgue-a e cozinhe nela as batatas previamente descascadas. Depois de cozidas, passe as batatas pelo espremedor e leve-as novamente à panela com água. Corte a couve em tiras finíssimas, escalde-as no escorredor de macarrão e coloque-as no caldo com as batatas. Corte o chouriço em rodelas grossas e ponha-o na sopa. Na hora de servir, cada prato levará uma ``tora'', que é como se chamam em Portugal as rodelas de chouriço que vão no caldo verde. Ponha o azeite na mesa para cada pessoa servir-se à vontade.

Batatas ao murro com salsichão grelhado


Ingredientes

Batatas ao murro
• 8 unidades batatas pequenas de tamanho semelhante
• 2 xícaras (chá) azeite de oliva espanhol
• 8 dentes alho sem casca
• 3 colheres (chá) sal grosso
• Salsichão grelhado
• 4 unidades salsichões médios partidos ao meio no sentido do comprimento
• 2 colheres (sopa) azeite de oliva
• Acompanhamento
• Vagem refogada no azeite de oliva

Modo de preparo

Pré aqueça o forno em temperatura média (180ºC).
Batatas ao murro: arrume as batatas (sem descascar) em uma assadeira, leve ao forno por 1 hora ou até ficarem macias. Retire do forno, rompa cada batata com um murro (com a mão fechada) e reserve.
Coloque em uma panela o azeite de oliva e os dentes de alho. Depois de 6 minutos junte, aos poucos, as batatas e frite-as até dourarem de maneira uniforme. Retire do fogo, polvilhe o sal grosso e reserve.
Salsichão grelhado: pincele os salsichões com o azeite de oliva e arrume-os em uma grelha bem quente. Deixe grelhar por 10 minutos e, na metade do tempo, vire os salsichões de lado.
Montagem: arrume nos pratos as batatas, os salsichões e sirva com a vagem refogada. Decore com tiras de pimentão vermelho em conserva.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Cervejas


Cervejas na moda da harmonização

Ainda pouco comum aos brasileiros, a harmonização de cervejas na gastronomia começa a aparecer . E, assim como acontece com o vinho a prática tem suas peculiaridades.

Já se imaginou em um restaurante perguntando ao sommelier: - Que cerveja você indica para acompanhar esse Filé ao poivre? Isso mesmo: cerveja. A famosa loira gelada dos brasileiros cai na moda das harmonizações gastronômicas. Aliás, a loira traz consigo toda uma família de morenas e ruivas com critérios de degustação similares aos dos vinhos. Brilho, cor, turvação, espuma, aroma e sabor são avaliados para se chegar a uma nota final para o produto.

Para harmonizar uma cerveja com o prato a ser degustado, é necessário conhecer as peculiaridades de ambos. Cada prato tem um preparo distinto, que vai definir através de temperos e outros fatores como o tempo de cozimento, por exemplo, o sabor final da criação. Com as cervejas não é diferente e podemos dividi-las em vários tipos. Mas cada tipo geralmente é uma cerveja Lager (feita com o método de baixa fermentação) ou Ale (feita com o método de alta fermentação). Numa comparação muito primária podemos comparar as Largers com o vinho Branco e as Ales com o tinto.

E assim como o vinho que tem suas formas tradicionais de preparo e técnicas mais modernas apoiadas pela tecnologia, o mesmo acontece com as cervejas. Existe inclusive uma Lei de Pureza Alemã, que defende a produção do líquido apenas com o malte, a água, lúpulo e a cevada. Geralmente essas cervejas tem um período de validade menor chegando em média a 6 meses. Deste modo algumas cervejarias utilizam conservantes e outros produtos químicos para aumentar esse tempo. Mas deve-se lembrar que a cerveja é uma bebida que deve ser consumida sempre jovem já que sua fermentação, salvo alguns casos, não é feita na garrafa.

Confira algumas das cervejas mais conhecidas e dicas de harmonização:

Pilsen - clara, leve, dourada, de médio teor alcoólico (4,5% a 5%) e baixa fermentação, é a cerveja mais consumida no Brasil e no mundo. É refrescante e tem aroma com notas leves de malte, lúpulo e frutas.
Harmonização: queijo brie jovem, aperitivos, carnes vermelhas, defumados e pratos orientais.

Light - versão com menos calorias que o tipo Pilsen e teor alcoólico baixo. (3% a 4%)
Harmonização: saladas e carnes brancas.

Abadia - criada por monges das abadias e mosteiros da Europa na Idade Média, é uma cerveja do tipo Ale. Seu teor alcoólico varia em torno de 6% a 11%. Tem como característica seu aroma frutado ou floral, sabor encorpado e cor variando do dourado ao escuro, com uma espuma marcante.
Harmonização: carne de coelho, pato ou vitela ao queijo de vaca. Molhos mais indicados são os com especiarias.

Malzbier - Escura, mais encorpada, com uma leve doçura, teor alcoólico mais baixo (3,5%), do tipo Larger, com aroma menos frutado, aproximando-se mais do torrado e do caramelo.
Harmonização: peixe defumado.

Stout - Escura, bem encorpada, teor alcoólico médio (4% a 6%), aroma de torrado, é originária da Irlanda e rica em lúpulo.
Harmonização: queijo parmesão, ostras, mariscos, crustáceos e chocolate.

Schwarzbier - Escura, leve, porém encorpada, sofisticada, com notas de toffe e caramelo. Teor alcoólico médio (5% a 5,6%).
Harmonização: queijo pecorino, carne de porco, batata, massas e risotos.

Weiss - Malte feito a partir do trigo (em vez da tradicional cevada), com espuma mais cremosa, estável e pronunciada. Pouco amarga e bastante refrescante e leve, é clara e de teor alcoólico médio (4,5% a 6%).
Harmonização: queijos de cabra, frios, defumados, pratos alemães e aperitivos.

Ale - famosa cerveja inglesa de alta fermentação é bem aromática com notas pronunciadas de frutas. São cervejas mais escuras (âmbar), mais amargas e encorpadas, como aroma de lúpulo também mais pronunciado. Alto teor alcoólico (5% a 7%).
Harmonização: queijo gorgonzola, carne vermelha e condimentos.

Lambic - Cerveja de origem belga pode levar frutas vermelhas. É mais ácida, mais refrescante e possui normalmente cor avermelhada com espuma meio rosada. Teor alcoólico médio (4,5% a 5,5%).
Harmonização: Chocolate ou bolo de frutas.

Bock - Escura com tom avermelhado, mais amarga e com teor alcoólico mais elevado (6% a 7%), com aromas de malte torrado e caramelo. Possui baixa fermentação.
Harmonização: Salsichas, pretzels e mostarda.

A escolha do copo correto também é muito importante para uma correta degustação de cervejas. A cerveja do tipo Pilsen deve ser degustada em copos cônicos: fechados embaixo e abertos em cima. Com isso, essa cerveja mantém todo o CO2 até o final. Para cervejas mais encorpadas e complexas como as Ales, o copo pode ter as paredes retas ou ser em forma de uma taça de conhaque. Para cervejas de trigo, muito aromáticas e bem carbonatadas, o copo deve ter um bojo na parte superior para armazenar melhor a espuma.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Peixe em Papillotte com Salada Verde


Ingredientes:

1 filé de peixe (linguado, viola ou pescada)
1/2 cebola cortada fina
Sal a gosto (bem pouco)
Alecrim
Alho-poró
Coentro
Açafrão ou cúrcuma
Azeite e papel alumínio


Modo de Fazer:

Colocar o peixe no centro de uma folha de papel-alumínio. Por cima, sal,
açafrão, alecrim, cebola, alho-poró, coentro cortado fino e azeite. Fechar
como se fosse um embrulho. Levar ao forno (280º) por 20 minutos.


Salada verde (para acompanhar o peixe):
- Para equilibrar os hormônios sexuais. Rica em fibras, gordura mono e
polinsaturada, ervas e proteínas.



Ingredientes:

Folhas verdes suficientes para uma pessoa (alface, rúcula, agrião)
1/2 xícara de tofu cortado em cubinhos
orégano para salpicar
1 colher (sopa) de azeite extra-virgem
1/2 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de semente de linhaça moída
1 tomate cortado em cubinhos.

Modo de Fazer:

Rasgar a alface, a rúcula e o agrião com as mãos. Temperar com azeite de
oliva extra-virgem e o suco de limão. Acrescentar a semente de linhaça, o
tofu e salpicar óregano. Pode acrescentar os tomates em cubo.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Brigadeiro de Conhaque


Ingredientes:

1 lata de leite condensado 1 colher (sopa) de manteiga 1 colher (sopa) de chocolate em pó 1 xícara (café) de conhaque Chocolate ao leite em raspas para confeitar Forminhas de papel

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando desgrudar do fundo da panela, junte o conhaque, deixe evaporar, apague o fogo e transfira para um recipiente untado. Depois de frio, molde os docinhos, confeite com as raspas de chocolate e coloque em forminhas de papel.

Lasanha de Bacalhau

Ingredientes

10 dentes de alho processados
2 caixas de creme de leite
500 g de bacalhau demolhado
1½ xícaras (chá) de azeite de oliva
1½ xícaras (chá) de leite
8 a 10 folhas de massa de lasanha
½ lata de molho de tomates
sal a gosto
Modo de preparo

Numa panela, aqueça os alhos processados com o creme de leite durante 20 minutos.
Passe por uma peneira fina até ficar um creme delicado. Reserve.
Coloque o bacalhau numa panela com água fria, leve ao fogo e retire quando levantar fervura. Tampe e deixe repousar durante 20 minutos. Escorra e desfie o bacalhau.
Coloque o bacalhau numa frigideira, acrescente 100 ml de azeite quente e aqueça em fogo brando. Quando ferver, acrescente mais 100 ml de azeite e o leite. Deve ficar uma mistura bem suave.
Tempere com o molho de tomates e o sal.
Coloque uma camada fina do bacalhau no fundo da forma, depois uma camada de folhas de lasanha e assim até terminarem os ingredientes, finalizando com a massa.
Cubra tudo com o creme de alhos e asse em forno brando durante 45 minutos. Sirva quente.

domingo, 9 de maio de 2010

Ossobuco de vitela


Ossobuco, que em tradução livre significa "osso com buraco", é um refogado feito com rodelas de nervos de vitela com osso. Este tipo de corte de carne é muito consumido na Itália e é uma delícia, a receita acompanha um risoto da açafrão, mas vale lembrar q pode ser acompanhado de um deliciosa polenta (mole). Veja a receita:

Ingredientes

300 gramas de ossobuco
20 ml de azeite
30 gramas de farinha de trigo
60 gramas de arroz arbóreo
Açafrão a gosto
Sal e pimenta a gosto
Dois dentes de alho
Uma cenoura
30 gramas de salsão
30 gramas de cebola
10 gramas de alho poro
Dois tomates maduros
Dois litros de caldo de carne
150 ml de vinho branco
20 gramas de manteiga
20 gramas de queijo ralado

Modo de Preparo :

Ossobuco

Temperar o ossobuco com sal e pimenta, passar na farinha de trigo. Aquecer na frigideira com azeite e colocá-lo para grelhar dos dois lados. Reservar.

Cortar em cubos o salsão, cebola, alho, cenoura e alho poró, e refogar no azeite. Depois colocar na panela junto com um litro e meio de caldo de carne, 100 ml de vinho branco e o ossobuco. Cozinhar por duas horas.

Risoto

Picar 10 gramas de cebola e refogar com azeite. Após colocar o arroz para refogar também junto com 50 ml de vinho branco, meio litro de caldo de carne e açafrão a gosto. Mexer até cozinhar. Finalizar com manteiga e queijo ralado.

sábado, 1 de maio de 2010

Filet de Frango a Provençal

Ingredientes:

- 4 peitos de frango desossados
- 4 fatias de mussarela ou queijo suíço
- 4 fatias de presunto
- 4 colheres de sopa de azeite virgem
- 80 grs. de bacon fatiado
- 4 dentes de alho picado
- 2 colheres de sopa cheia de salsinha picada
- 150 grs. champignons pleurotes (ou o tipo que quiser)
- 1 radicchio (opcional )
- Palitos de dente
- Sal.

Modo de Preparo:

1 - Abra com uma faca o filet de frango para afinar sua carne.Tempere com sal.


2 -
Coloque no centro do filet de frango: o queijo e o presunto, enrole o frango deixando o recheio dentro do frango; feche com ajuda de dois palitos de dente.

3 - Aqueça uma frigideira ou grelha e coloque o frango em fogo médio para que cozinhe e doure aos poucos. Vire de ambos os lados e finalize no forno pré-aquecido por 10 minutos.

4 - Para fazer o molho, coloque o bacon picado finamente numa frigideira até que fique dourado, acrescente os champignons laminados, deixe também dourar e ficar com cor, somente então coloque o alho e a erva picada finamente. Adicione 1 colher de água e desligue .

5 - Corte com a mão o radicchio já lavado, coloque no fundo do prato, regue apenas com azeite e polvilhe levemente com sal, corte o frango ao meio em ângulo, e coloque sobre o radicchio. Cubra parte com o molho e o restante sobre o prato. (pode substituir o radicchio por pure de batata doce).

Croquete de Lingüiça com Fubá de Milho

Ingredientes
300g de lingüiça calabresa
100g de cebola picada( 1 cebola pequena )
40g de alho ( 5 dentes )
2 ovos
220 g de fubá de milho fino
Salsinha picada
Sal a gosto
250 ml de leite
Óleo para fritar


Modo de Preparo

Pique finamente ou processar a lingüiça. Colocar a lingüiça numa panela com cebola e alho e um pouco de óleo, refogar por alguns minutos. Adicionar o leite a panela, e colocar 1\3 do fubá aos poucos mexendo sempre, até que fique cremoso, sem empelotar. Colocar a salsinha, e verificar o sal, deixar esfriar.Quando estiver frio, enrolar a massa com a mão e empanar duas vezes em ovo e fubá. Fritar em óleo quente abundante , quando estiver dourado , colocar em papel absorvente.

Glossário (Temperos)

Tomilho (Thymus vulgaris)

O tomilho é da mesma família da menta e possui folhas pequeninas com forte sabor. A planta é nativa da região do Mediterrâneo e ganhou fama nos pratos italianos. Ensopados e sopas, assim como vegetais assados, molhos de tomate, frango ou carnes, são parceiros infalíveis para o tempero. A erva pode ser encontrada seca ou fresca. Caso opte pela segunda forma, é recomendável retirar as folhas antes de servir o prato, já que ganham forte aroma depois de cozidas. Outra maneira de utilizar o ingrediente é misturá-lo a queijos e ao azeite.


Manjericão (Ocimum basilicum)

A erva é bem popular no Brasil e pode ser cultivada facilmente em qualquer vasinho. Também é conhecida como alfádega, alfavaca, alfavaca-cheirosa, basilicão, basílico-grande, erva-real, fiá-mosquito, entre outros. É original da Índia, mas ganhou fama nas receitas mediterrâneas assim que chegou na Grécia. Combina com peixes, massas (incluindo a tradicional pizza margherita), saladas e pratos à base de tomate. Também sofre variações, conforme região e solo. É possível encontrar espécies com folhas da cor roxa, como sua flor, com folhas grandes (o manjericão italiano ou gigante) e miúdas (anão). As espécies avermelhadas são as mais raras e aromáticas. A erva também.